Novidades

Tutorial: como desbloquear o bootloader de celulares Motorola

Por Dificuldade Zero - quinta-feira, 14 de junho de 2018 Sem comentários
Desbloquear o bootloader é importante para conseguir fazer modificações significativas no celular. Por exemplo, com o bootloader desbloqueado, é possível até instalar um novo sistema operacional em seu smartphone.


O tutorial a seguir é confiável, entretanto alguma ação incorreta ou alguma falha de componente no celular pode acarretar a inutilização do aparelho. Além disso, todo o conteúdo da memória do dispositivo será apagado, portanto faça um backup previamente.

Sabendo de tudo isso, siga por conta e risco!

PRÉ-REQUISITOS

- Seu celular precisa ser desbloqueável. Se ele estiver nesta lista de aparelhos, então você pode continuar.

- Um computador com Windows.

- Ter seu celular conectado a seu computador através de um cabo USB.

- Ter o ADB instalado em seu computador. Você pode baixá-lo aqui. No meu caso, o programa ficou localizado em C:\ADB.

- Ter os drivers da Motorola instalados em seu computador. Você pode baixá-los aqui.

- Ter a opção de programador desbloqueada nas configurações de seu aparelho. Para isso, vá em Configurações > Sobre o telefone > Toque sobre "Número da versão" 7 vezes rapidamente.

TUTORIAL

1. Acesse o serviço oficial da Motorola para desbloqueio de bootloader.

2. Clique em "Continuar assim mesmo" no final da página acessada.

3. Na próxima tela, acesse sua conta Motorola. Caso não possua, clique em "Registrar com uma ID da Motorola" e crie uma.

4. No seu celular, ative a depuração USB e o Desbloqueio de OEM. Para isso, vá até Configurações > Opções de desenvolvedor > Ative depuração USB e desbloqueio de OEM.

5. Desligue seu aparelho.

6. Ligue-o em modo de bootloader. Para isso, pressione o botão de ligar (Power) e o botão de diminuir volume (Vol -) ao mesmo tempo.

7. Com o celular neste modo e conectado ao computador via USB, inicialize o Prompt de Comando. Para isso, procure pelo Prompt de comando na barra de pesquisa e abra-o como administrador (clicando sobre ele com o botão direito e selecionando "Executar como administrador").

8. Em seguida, acesse a pasta do ADB digitando "cd pastaDoAdb" (trocando pastaDoAdb pelo caminho até a pasta onde o ADB está instalado).

9. Verifique, então, se seu celular está conectado corretamente ao computador digitando o seguinte comando no prompt: fastboot devices. Caso sim, nenhuma mensagem de erro será retornada e um ID do dispositivo aparecerá.

10. Com tudo certo, digite: fastboot oem get_unlock_data. Esse comando retornará uma sequência de caracteres. Selecione-os e copie-os apertando Ctrl+C.

Exemplo de código:



11. Cole este código no bloco de notas e reformate-o de modo que fique tudo em uma única linha. Mantenha apenas o código, retirando os trechos "(bootloader)".

Exemplo de como deve ficar:

0A40040192024205#4C4D355631323030373731363031303332323239#BD008A672BA4746C2CE02328A2AC0C39F951A3E5#1F532800020000000000000000000000

12. Na tela resultante da etapa 3, no site da Motorola, cole o código que você acabou de obter e aperte o botão "Meu aparelho pode ser desbloqueado?".

13. Caso dê tudo certo, vá para baixo da página, concorde com os termos do Contrato Legal e aperte o botão "Solicitar Chave de Desbloqueio".

14. Verifique o e-mail que você cadastrou na sua conta Motorola e veja o código no e-mail que eles acabaram de te mandar.

15. Agora, digite no prompt o seguinte comando: fastboot oem unlock seuCodigoAqui (substituindo seuCodigoAqui pelo código que você recebeu por e-mai).

16. Aperte ENTER. Provavelmente ele pedirá que você digite o comando novamente para confirmar a ação. Então repita o comando da etapa anterior.

17. Após isto ele deve informar uma mensagem e seu bootloader estará desbloqueado!

Restou alguma dúvida? Pergunte!

------------------------------- 
Fique por dentro das novidades curtindo-nos no Facebook.

Sem comentários em " Tutorial: como desbloquear o bootloader de celulares Motorola "

Por favor, clique apenas uma vez no botão de publicar comentário e espere carregar. Evite a duplicação deles!

Obrigado pela participação!